segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Atendendo a pedido: Botijões de gás


Botijões de gás são usados nos camping a muito tempo. A tecnologia existente hoje em fogareiros não existia e investimentos de empresas ao setor eram mínimos. O modelo mais usado é o de 2 kg, serve como lampião ou combustível para o fogão.
Os aparelhos são fabricados especificamente para trabalharem com altas, médias e baixas pressões, tendo diferenças construtivas, o que impede que sejam utilizados em condições diferentes daquela indicada pelo fabricante.

Os aparelhos para Alta Pressão (AP) como lampiões, fogareiros, maçaricos, estufas, funcionam com registros ou torneiras de Alta Pressão (AP) diretos, sendo acoplados sem o uso do regulador de pressão. Segundo algumas pessoas é mais perigoso, mas se usado corretamente não apresenta risco.

Os aparelhos de Baixa Pressão (BP) como os fogões normais de cozinha, necessitam de reguladores, para a redução de saída do gás.

Os fogões que usam alta pressão custam pouco mais caro que os de baixa pressão, justamente pq não precisam de mais nenhum tipo de regulador. É importante saber qual modelo seu fogão usa, para não passar apertado na hora H.

Os botijões a gás custam em torno de 15 reais (refil) e duram muito mais tempo do que fogareiros com cartuchos (lata/tek gás) e podem ser facilmente transportados no carro. Para quem acampa a pé ou viaja de ónibus a melhor opção são os fogareiros a combustíveis.

O transporte de produtos perigosos como este é regulamentos pelo governo. Existem normas, como por exemplo a fixação de placas externas no carro indicando o material transportado. Procurei me informar mais sobre o assunto e encontrei pouca coisa. Acredito que a legislação é vigente somente para fins comerciais. Quem souber mais por favor nos informe.

Eu tenho um botijão de 02 kg que sempre levo qdo vou acampar. Junto do fogão 02 bocas faz milagres! Nunca tive problemas com o transporte e nem com o manuseio. Ja vi pessoas até com botijões de 13 kg nos campings!

21 comentários:

  1. Parabéns pelo Post, muito informativo.

    Eu tenho um fogareiro basicão da Nautika (cartucho) e outro elétrico que sequer usei ainda...

    Mas, no caso do fogareiro a cartucho, só recomendo pra poucos dias (no máximo 3) e com refeições pra duas pessoas (num local sem vento forte). Assim, meu fogareirozinho basicão sempre deu conta...

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Oi! Valeu pela postagem! Foi mais informativo do que qualquer busca que eu tenha feito na net! Obrigada mesmo!!

    ResponderExcluir
  3. Pra nós, que ficamos muitos dias acampando e fazendo cerca de 90% das refeições na barraca (eu e a esposa), o famoso liquinho (botijão de 2 kg) é o que usamos há muito tempo e sem qualquer problema - dura em média 25 dias, por isso levamos sempre dois.

    ResponderExcluir
  4. To estudando a aquisição do fogareiro a gas, desses que usam botijão...
    Mas ainda não me convenci que o meu a Gasolina possa ser facilmente substituído!
    heheheh

    Grande Abraço!

    ResponderExcluir
  5. Comprei um Duo Ceramic da Nautika e fiquei surpesa com a qualidade da chama. Aquece muito rápido, melhor até do que a boca do meu fogão convencional, entretanto por ele também poder ser usadom com botijão imaginei que seria o de 2k, mas li as especificações e diz que pode ser usado no botijão convencional, agora não sei como fazer a adaptação pro liquinho, já quem não irei sair pra acampar com meu P13.
    Alguém sabe como adaptar baixa pressão pra alta?

    ResponderExcluir
  6. Oi... Queria parabenizar vocês pelo blog e tirar uma dúvida... Vocês falaram que tem um fogão de alta pressão e utilizam o botijão de 2kg nele, quanto tempo dura o gás?


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paula, obrigado pela visita no Camping Total.
      Mesmo sendo um botijão de apenas 2 kg dura bastante. Como nunca uso ele por dias diretos fica difícil dizer, porém acredito que duraria em média 15 dias seguidos de acampamento. Ah...isso pq eu sempre compro o gás de marcas conhecidas e nunca peço para encher...esse negocio de encher com mangueiras dura bem menos.
      Um abraço!

      Excluir
    2. Obrigada pela resposta!!! Eu não tenho outra escolha a não ser mandar encher com mangueira, pois na minha cidade nenhuma distribuidora de gás vende o de 2 kg. Eu quis tirar a dúvida, pois comprei um fogão de 2 bocas de alta pressão, e fiquei com medo de gastar muito gás.

      Excluir
    3. O botijão de 2 kg já é proibido há muito tempo. Tanto é que a própria Liquigas Distribuidora que é da Petrobras e do Estado, não tem mais esse modelo no site. O de 2 foi substituído pelo de 5 kg. pois tem válvula de segurança. A questão é que nenhum modelo, nem mesmo o de 5 kg. pode ser transportado no carro de particular,segundo o DETRAN. Só distribuidoras em veículos apropriados podem fazer entregas desse combustível, e desse modo, levar botijão de gás para o camping não é possível ao cidadão obediente. Agora... transportar um AR-15 municiado, 10kg de cocaína, 6 bananas de dinamite para explodir caixa eletrônico... isso é bem mais fácil no Brasil.

      Excluir
    4. Qual a legislação (lei) que proíbe a comercialização do botijao de 2 kg?

      Excluir
  7. Minha cidade tb não tem de 2kg kkk, comprei um fogão de 2 bocas e so falta a mangueira e o refil kkk!
    Mas valeu pelo port! Abraços!

    ResponderExcluir
  8. Nossa galera valeu! Estava sem saber se durava muito ou não! Mas fiquei feliz de saber que dura bastante! Eu e meu marido acampamos, mas não passado de quatro dias nos camping... estão acho que vai render bastante!
    Abraços

    ResponderExcluir
  9. Adquiri uma botija de 2 kg e pretendo usar no meu fogareiro nautika duo, mas sempre levarei comigo um cartucho de campgas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maicon Ribeiro, passados já seis meses, por favor me diga se conseguiu conectar o botijão de dois kilos ao fogareiro duo ceramik, pois estou na mesma dúvida e preciso resolver isso logo. Será que é possível e qual tipo de válvula e mangueira?
      Obrigada

      Excluir
  10. Olá alguém sabe quanto custa um botijao de 2 limos?
    Outra pergunta tbm aqueles botijoes modelos mais antigos alguém sabe se ainda são aceitos nas revendas d gas

    ResponderExcluir
  11. ola mais se o botijao de 2kg é proibido no Brasil...onde vcs conseguem comprar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mandando recarregar , ou encher , poucas distribuidoras fazem isto ,custa em torno de 20 reais a carga

      Excluir
  12. Qual a lei que proíbe a comercialização do botijão de gás de 2 kg?

    ResponderExcluir
  13. Posso usar um botijão normal em um fogão de duas bocas?

    ResponderExcluir
  14. no botijao de 2kg precisa de regulador de pressão?

    ResponderExcluir