
Botijões de gás são usados nos camping a muito tempo. A tecnologia existente hoje em fogareiros não existia e investimentos de empresas ao setor eram mínimos. O modelo mais usado é o de 2 kg, serve como lampião ou combustível para o fogão.
Os aparelhos são fabricados especificamente para trabalharem com altas, médias e baixas pressões, tendo diferenças construtivas, o que impede que sejam utilizados em condições diferentes daquela indicada pelo fabricante.
Os aparelhos para Alta Pressão (AP) como lampiões, fogareiros, maçaricos, estufas, funcionam com registros ou torneiras de Alta Pressão (AP) diretos, sendo acoplados sem o uso do regulador de pressão. Segundo algumas pessoas é mais perigoso, mas se usado corretamente não apresenta risco.
Os aparelhos de Baixa Pressão (BP) como os fogões normais de cozinha, necessitam de reguladores, para a redução de saída do gás.
Os fogões que usam alta pressão custam pouco mais caro que os de baixa pressão, justamente pq não precisam de mais nenhum tipo de regulador. É importante saber qual modelo seu fogão usa, para não passar apertado na hora H.
Os botijões a gás custam em torno de 15 reais (refil) e duram muito mais tempo do que fogareiros com cartuchos (lata/tek gás) e podem ser facilmente transportados no carro. Para quem acampa a pé ou viaja de ónibus a melhor opção são os fogareiros a combustíveis.
O transporte de produtos perigosos como este é regulamentos pelo governo. Existem normas, como por exemplo a fixação de placas externas no carro indicando o material transportado. Procurei me informar mais sobre o assunto e encontrei pouca coisa. Acredito que a legislação é vigente somente para fins comerciais. Quem souber mais por favor nos informe.
Eu tenho um botijão de 02 kg que sempre levo qdo vou acampar. Junto do fogão 02 bocas faz milagres! Nunca tive problemas com o transporte e nem com o manuseio. Ja vi pessoas até com botijões de 13 kg nos campings!