sábado, 6 de fevereiro de 2010

Acampando no verão! E o calor??



Estamos em pleno verão. O calor esta próximo dos limites suportados pelo ser humano. As chuvas no final de tarde se tornam constantes e assustam os moradores das grandes metrópoles. Fica a pergunta, para o campista, o que fazer para minimizar tais efeitos? A seguir algumas dicas.

- Água, muita água. Mas com uma ressalva: melhor que seja sem gás, porque esta contém bicarbonato de sódio, o que pode retardar a digestão, algo que combinado com o calor causa desconforto ainda maior.

- Para o campista, dormir ao longo do dia, que muitas vezes é um prazer, torna se impossível. O calor cozinha e barraca e a torna uma estufa. Mesmo com as janelas e portas abertas fica difícil. A melhor coisa a fazer é ir dormir somente algumas horas após o sol se por, assim o clima melhora e a barraca esfria um pouco.
Levantar cedo e outra alternativa, em SP uma bom horário (eu costumo levantar nesse horário qdo estou acampando) é 07h00. O sol nasce as 06h15 e até essa hora, dependendo da posição da barraca é possível dormir confortavelmente.

-Procurar uma área para barraca próxima a árvores. Acampando em Itú certa vez, grandes árvores ficaram atrás de minha barraca, voltada para o leste, isto me deu quase duas horas a mais de refresco.

- Acampar a margens de represa, lagos ou rios. Em locais assim a umidade do ar é maior e a sensação térmica tb. Locais como este tendem a ser mais frescos, além de que vc pode pescar seu almoço.

- Hoje existem no mercado de ventiladores que podem ser utilizados dentro de barracas. alguns maiores outros compactos. Um opção bastante legal é o modelo da Coleman, em media de 100 reais.



- Acampar fora do verão, durante a primavera e o outono o clima é ameno e bastante agradável. Sem falar que os campings ficam vazios e a privacidade é maior.

- Alimentação mais balanceada. No camping costumamos comer fora de hora e somente "coisas erradas". Tente comer alimentos leves, principalmente na janta, seu corpo fará a digestão mais facilmente e será mais tranquilo dormir.

Essas foram algumas dicas, quem tiver alguma outra bacana, por favor deixe nos comentários!
Um abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário