segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Qual o valor ideal da diária de um camping?

Tenho olhado para os preços das diárias dos camping afim de ir acampar, coisa que ainda não fiz este ano, e estou um pouco assustado. Alguns camping estão cobrando R$ 30,00 reais por pessoa por dia. Mesmo sendo um dos melhores camping em estrutura que conheço o camping Cabreúva ta de brincadeira. Isso pq esse preço é para o mês de março, em fevereiro a diária por pessoa era de R$ 35 reais. O camping que eu mais gosto de acampar e já disse isso aqui outras vezes é o Camping das Pedras, que por sinal se modernizou e está com um portal esta cobrando R$ 20 reais por pela diária. Eu que sempre paguei 15 acho que o preço é até aceitável, já que fevereiro é um mês de férias e tudo mais. Ouço pessoas reclamando que os preço por todo o Brasil estão acima do considerado normal (normal para mim seria algo em torno de R$ 10 a 20 e nada mais.) será que essa procura pelo campismo está inchando um mercado que até pouco tempo trabalhava de forma semi-profissional e hoje se tornou fonte lucrável para muitas empresas. Lembro de quando a Nautika por exemplo fabricava apenas produtos náuticos e infláveis e hoje passou a ser uma das maiores empresas do setor.

A verdade é que os camping tem um alto custo de manutenção e sua fonte de renda está ligada diretamente ao numero de freqüentadores, não acredito que o preço está alto pq a procura está grande e os camping estão lotados. Acredito que a procura está alta e a hora das empresas ganharem dinheiro é agora. Logo chega o inverno e um dos atrativos dos camping que são as piscinas perdem seu valor, exceto para uma minoria que consegue ter outros diferenciais como uma piscina aquecida.

O portal Acamp a tempos fala de problemas nas administrações do camping e empresas do setor entre outros fatores tem influenciado para o fechamento de inúmeros empreendimentos.

Parando de falar de economia e falando mais fácil, qual o preço da diária dos camping na região aonde vc mora? Vc concorda com os preços praticados?

Qual o preço ideal para um camping com boa estrutura?

17 comentários:

  1. André,

    Concordo que a mudança nos preços não seja pela alta procura, mas sim pela nova estrutura mesmo. Acredito que antigamente os campings apenas disponibilizavam um espaço para as pessoas armarem a barraca e ficar por lá, agora a maioria deles está com um foco em outro público, estão se estruturando como uma espécie de Pousada de menor porte e menor custo também.
    Não acho que estão errados nesse ponto, já que uma pousada de verdade normalmente cobra um preço muito caro, e os campings acabam prestando um serviço bom por um preço muito mais acessível, com seus chalés, piscinas, playground, etc.

    Não sou muito chegado a esse tipo de luxo, então piscina, quadra de esportes, sala de tv, entre outras coisas que atualmente são oferecidas pelos campings, não me chama muito a atenção, gosto mesmo é de curtir um lugar diferente e aproveitar o contato com a natureza. Por isso eu acho que 10 conto só pelo espaço para armar a barraca está muito bom (o que eu acho que hoje em dia deve estar difícil de achar),mas até uns 15 reais para ter pelo menos banheiro e alguma outra coisa, agora mais do que 20 reais eu realmente não pagaria.

    Tem um camping em Bertioga aqui em SP que cobra 20 reais a diária e tem tudo, pontos de tomada, área de camping sombreada, entre outras coisas, eu acho muito luxo, mas acho que o preço está até bom pelas várias opções de lazer que eles disponibilizam.

    abração

    ResponderExcluir
  2. Grande Marcola, existe um outro ponto que é a localização do camping. Por exemplo camping em praias mque alteram seu valor de acordo com o calendário.

    Aquela super estrutura, quadra disso, daquilo, não me interessa muito, a piscina eu não abro mão....rs..Mas como vc bem disse 10 reais é um preço justo para ambas as partes.
    Pagar 35 reais é pagar por uma estrutura que eu nao vou utilizar, chega a ser ridiculo cobrar esse preço.

    Grande abraço e obrigado por visitar e comentar o blog.

    André

    ResponderExcluir
  3. Fala Gurizada Medonha!!!
    Bom, acho uma várzea os caras cobrarem uma fortuna por uma estrutura mediana, mesmo que seja em lugares que o turismo seja uma alta fonte geradora de renda. Como vocês bem sabem, fui no carnaval pra Tapes/RS, que é um lugar muito bacana em termos de descanso e competições de esportes aquáticos, pq não tem nenhum outro grande atrativo na cidade. Paguei no carnaval R$6,00 p/p. O camping tinha cancha de bocha, bar, a lagoa (quase que particular do camping), chuveiros quentes e muita sombra.
    Pô, 6 pilas no carnaval! Em Torres, que tem muitos point's turísticos pela cidade e os campings são pelados, te oferecendo no máximo chuveiro quente, tava no carnaval uns 30 pilas.
    Ta louco...
    Teria que ter algum tipo de boicote pra esses caras tomarem uma lição, só que isso implicaria em mudança de planos de férias talvez...
    Sei lá!
    Um Grande Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Acho q vou mudar para o RS...R$ 6 reais no carnaval?! Nenhum lugar de SP deve exixtir esse preço, nem fora de epoca.

    Putz...ta dificil ser Paulista...

    Valew Alexandre.

    Andréadalastra

    ResponderExcluir
  5. Poxa, concordo com você André, também estou pensando em me mudar pra lá, além de ser um paraíso, ainda tem campings baratos!
    O único lugar que já vi um preço assim foi em MG, nunca camping por lá e era no reveillon, mas eu acho que esse preço foi porque o pessoal do Camping já conhecia o pessoal que estava indo pra lá!
    Vamos reivindicar campings simples e baratos!
    abração

    ResponderExcluir
  6. Opa, eu tô nessa, campanha por campings mais simples e consequentemente mais baratos aqui em SP, ou melhor, em todo Brasil.

    ResponderExcluir
  7. Cheguei dia 24/02 e fiquei até 11/03 no Camping dos Pinheirais,Tapes/RS.Já conhecia o mesmo,acampo lá desde os anos 80 e a única mudança que vi são os 'modulos',que a meu ver, descaractrizaram o ambiente além de um alto nível de poluição.Por mais que os funcionários tentem limpar,torna=se quase impossível.O povo tem que colaborar.Mas o preço estava bom.R$6,00 por pessoa,p/barracas e R$30,00 para quem aluga um módulo(horrível).

    ResponderExcluir
  8. ...MUITO BEM....OS USUARIOS DEIXARAM OS SEUS COMENTARIOS...AGORA É A VEZ DE UM DONO DE CAMPING FALAR!
    VOCÊS DEVERIAM BOICOTAR AS POUSADAS, QUE NADA MAIS TEM, ALÉM DE UM CAMPING, QUE ALVENARIA, AFINAL NO CAMPING SE PAGA ALTISSIMAS CONTAS DE LUZ (BOCAS DE TOMADAS, CHUVEIROS QUENTES, ILUMINAÇÃO)EM TEMPORADAS, ALÉM DE ÁGUA (QUANDO, COMO O MEU NÃO SE TEM DE GRAÇA)...ENTÃO MESMO SEM CONTAR OS "LUXOS" (IMPORTANTES QUANDO SE ESTA EM ÉPOCAS DE CHUVA PRINCIPALMENTE ) COMO SALÃO DE JOGOS, LANCHONETE E BAR, ETC, OS VALORES NÃO SÃO TAÕ DIFERENTES DAS "POUSADAS" QUE, ESSAS SIM COBRAM DIARIS ABSURDAS PELO QUE OFERECEM.
    SOU CAMPISTA DESDE MUITO NOVO E HOJE A FRENTE DE UM CAMPING VEJO O QUANTO É CUSTOSO MANTER UMA ESTRUTURA QUE MUITOS ACREDITAM SER "MEIA BOCA"...GOSTARIA QUE ALGUM DIA FOSSEM AO MEU CAMPING ME AJUDAR A PODAR AS ÁRVORES (ENORMES), RASTELAR, CUIDAR DOS ENCANAMENTOS (QUE SEMPRE SOFREM COM PESSOAS ESTUPIDAS), AS TÃO FAMOSAS BOCAS DE TOMADAS QUE SEMPRE DEPOIS (OU ATÉ DURANTE) UMA TEMPORADA SÃO SIMPLEMENTE ARRANCADAS....E MUITAS COISAS MAIS QUE TE FAZEM TRABALHAR DURANTE TODO ANO SEM PARADA....
    ...TALVEZ ESSES VANDALOS DEVESSEM PAGAR PELOS PREJUIZOS, MAS COMO SABER QUEM FOI?
    RESUMINDO, 35,00 JA ME PASSOU PELA CABEÇA, MAS TAMBÉM ACHEI BASTANTE PESADO PARA A MAIORIA DOS CAMPISTAS....ACREDITO QUE 20,00 A 25,00 É MUITO JUSTO...
    ...QUEM NÃO CONCORDAR PODE PAGAR O PREÇO DAS INUMERAS POUSADAS ESPALHADAS POR AI...............

    ResponderExcluir
  9. Caro Anônimo, dono de camping:
    Primeiramente adorei sua participação no blog, sinto que o trabalho que tenho feito aqui a quatro anos é recompensado cada vez mais. Gostaria que se identificasse e falasse o nome do camping (caso queira) seria legal para interagirmos melhor.

    Entendo e respeito suas colocações. São válidas. Atos de vandalismo não são de todos, eu diria até que não são os verdadeiros campistas que fazem isso, enfim, difícil dizer. Já disse aqui outras vezes que vi muito camping com chuveiro com resistência cortada para economizar energia, isso não é coisa de campista e sim da organização do camping, sendo essa somente uma das muitas atitudes "estranhas" das muitas que vi por ai...

    Porém continuo com a minha opinião, cobrar 30,00 a diaria de um camping é alto. Como acampo sempre com minha namorada pagar 60,00 é alto. Que pousadas cobram caro é verdade, cada estabelecimento cobra o que acha justo e cada cliente paga o que acha justo. Fica a critério de cada um. Eu faço frente aos preços dos campings pq acampo sempre e torço sempre pelo reconhecimento do campismo. Quem gosta de hotel, pousada que deveria se preocupar com isso.

    Um abraço e obrigado pela participação, gostaria de ve-lo novamente no blog.

    André Dalastra

    ResponderExcluir
  10. Um camping que apesar de pequeno é bem legal (talvez por não ter muita gente enchendo o saco)é um que tem em Bertioga no litoral paulista. É em uma chácara e extremamente bem cuidado, com chuveiros quentes, ducha, lanchonete com culinaria caiçara.....mais ou menos perto da praia.
    O nome é chácara Vista Linda.
    www.vistalinda.webnode.com

    ResponderExcluir
  11. Silva - Camping das Bromélias - Cananéia - SP
    Olá André
    Cada camping tem sua estrutura e um custo, então não é muito fácil comparar preços de camping ou pousadas.
    Acredito que nada melhor do que fazermos uma cotação de preços e atrativos do local.Tem locais que pagamos alto e com prazer.
    No nosso camping procuramos dar um mínimo de conforto.Aqui você não precisa trazer barraca.Veja nosso site http://www.campingdasbromelias.com.br
    Abs.Silva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Silvia, fico feliz em te-la conosco no Camping Total.
      Alias, preciso conhecer seu camping pessoalmente...quem sabe em breve.
      Este post é de 2008 e ainda hoje o tema é atual. Curioso né?
      Um abraço, obrigado pelo comentário.

      Excluir
  12. Pessoal em Ilha Bela você não acampa por menos de 40,00 reais a diária. Em alta temporada a média são 60/65 reais a diária por pessoa.

    ResponderExcluir
  13. Bom dia, Dalastra, mais um atrasado que chega na discussão, agora já em 2016, oito anos depois. Bom, sempre viajei com minha esposa e filhas e me hospedei em pousadas, hotéis ou apartamentos de temporada. Agora, próximo de aposentar, comecei a estudar os custos de viajar por longo tempo. Pensei em adquirir trailer pequeno, motorhome usado pequeno ou mesmo barracas grandes e confortáveis. Desisti. Verifiquei que o preço que pagaria, por mim e por minha esposa, não estaria tão distante assim do preço de um quarto de pousadas modestas em épocas fora de temporada, que é o meu alvo. Não vale a pena tanto trabalho. E discordo do dono do camping que se manifestou acima. A única coisa que desejo é ter um local para repousar e passar as noites. Durante o dia dispenso qualquer conforto, pois o que quero mesmo é conhecer a cidade ou me embrenhar nas trilhas das matas. Então, não necessito da pousada mais do que o quarto e o banheiro, não faço questão nem do café da manhã. Mas, claro, é uma característica minha. Há quem viaje pela culinária ou busque no hotel e no resort o conforto que não tem em casa. Definitivamente, não é o meu caso. Viajo para conhecer o local, seja urbano, seja selvagem, e, dependendo do tempo, para conhecer os habitantes locais, seus hábitos e costumes. Pelo que vejo, é melhor continuar a usufruir de pequenas pousadas. É um pouco mais caro, mas não tenho que carregar e administrar um monte de tralhas. Acho que esses preços explicam porque trailers, motorhomes e campings não fazem sucesso num país tão vasto e com tantas maravilhas naturais. Uma família com 4 pessoas irá pagar cerca de 250 reais de diária num camping. Com isso, ou um pouco mais, se paga um quarto de casal com duas camas extras em pequenas pousadas. Talvez os campings estejam lotados, mas certamente porque são poucos no país e consigam atrair os fanáticos por essa modalidade de viagem. Contudo, poderiam ser em muito maior número, pois o Brasil possui tal potencial, e atrair aventureiros nesse estilo, como eu. A análise do custo x benefício, porém, inibe a iniciativa. Parabéns pelo blog e sucesso. Marcio Valley

    ResponderExcluir
  14. Sou do Rio de Janeiro e como vou visitar meu filho em Santos e um amigo me falou da Praia Branca em Guarujá fui pesquisar no Tripadvisor informações de quem conhece o local e pesquisando preços de camping me surpreendi com os preços que em comentários antigos falam em 30 e 40 reais a diária por pessoa,aqui no Rio paguei no ano passado 20 reais na Ilha Grande num camping com cozinha e todo conforto e paguei também 10 reais a diária num camping na ilha de Algodoal em Belém também com cozinha e na beira da praia.Devo fazer bate e volta mesmo,eu não pago 40 reais pra dormir num camping, rs

    ResponderExcluir