sexta-feira, 25 de abril de 2008

Acampar na areia ou na grama? O que vc prefere?

Quando se chega a um camping novo, sempre somos surpreendidos por algo. Muitas vezes a área de camping não é favorável ao campismo. Ja acampei em lugares que era necessário levar uma talha para fazer os furos no chão onde seriam colocados os espeques, e por isso eu sou a favor de acampar em áreas gramadas, onde em caso de chuva o poder de drenagem do solo é muito maior que o da areia. Neste ultimo acampamento que fiz em Itú (logo trarei detalhes) conversei com um campista de Piracicaba, interior de SP, que concordou comigo dizendo que já teve vários problemas por ter acampado em áreas de areia.
Por que eu não gosto de areia para armar a barraca? A Areia pode no inicio da chuva até drenar a agua que se acumula ao redor da barraca, mas se a chuva persistir essa drenagem já era, a areia suja a barraca muito mais que a grama. Outro problema da areia é que ela amolece e as armações (espeques) ficam sem sustentação e ai já viu....a barraca pode sair voando com um vento mais forte.
Na grama não, a agua se vai melhor, a terra permanece a mesma, a tem outra...qdo se sai da barraca não enche o pé de areia, pq vc te fala, ruim é acorda cedo com aquele vontade de ir ao banheiro e pisar em uma poça de agua cedinho...pra acabar com o humor de qualquer campista.

E ai campistas de plantão, concordam? Comentem!

6 comentários:

  1. aew andré, com acampo mais em praia é meio dificil encontrar área com gramado....ahuahuauh
    sobre o solo soltar os espeques, eu utilizo na minha barraca, espeques maiores....eles têm aproximadamente 30cm...já peguei chuvas fortes e a barraca nem tchum....fora q qdo vc coloca os espeques o ceto é fazer em 45 graus e colocar eles no sentido como se fosse ficar debaixo da barraca, ai pode ventar á vontade....
    qdo eu acampar em área grama eu te falo...

    ResponderExcluir
  2. Rafael, vc nunca teve problema com a drenagem da água qdo chove?
    Garanto que qdo acampar em área gramada vc vai gostar.
    Um abraço.
    André

    ResponderExcluir
  3. blz André....vou ver como vai ser acampar em gramado...pq acampar na areia é dose q dentro da barraca vc acaba tendo uma "praia particular"....hehehe

    ResponderExcluir
  4. Muito melhor mesmo o gramado, melhor ainda se não haver limitações de espaço para a barraca e o campista. Na grama, com a chuva intensa, as estacas tendem a soltar também, mas o que é prontamente resolvido usando estacas maiores ou ainda aquelas tipo "parafuso"... Abraços !

    ResponderExcluir
  5. Eu particularmente prefiro areia, na minha opinião ela drena muito mais a chuva do que a grama. É lógico que tem o incoviniente da sujeira ser maior,mas, nada que uma garrafa Pet com agua não de jeito e tbm um pano de chão na entrada da barraca. Além, do que a grama atrai mais mosquitos!

    ResponderExcluir
  6. Sem dúvidas acampar num gramado é melhor, sobretudo pela facilidade em se limpar os pés antes de entrar na barraca, entretanto, quanto à drenagem, isso dependerá do solo abaixo da grama. Já vi gramados alagarem em poucos minutos após uma chuva. Com relação à areia, além da desvantagem de sujar os pés antes de entrar na barraca (e qual campista que gosta da barraca suja de areia ou terra?!), existe o inconveniente/perigo da areia estar sendo usada como sanitário de gatos no período em que o camping está mais vazio de campista. Já vi isso acontecer e nada pior que o mau cheiro das fezes do gato, fora o perigo de contrair alguma doença.

    ResponderExcluir