terça-feira, 6 de maio de 2008

Pq as lâmpadas atraem insetos?

Ao contrario do que muita gente pensa, os insetos não são atraídos pelo calor das lâmpadas, se fossem eles mergulhariam nas fogueiras e até no fogão de casa. Vamos primeiro sanar essa confusão.

Os mosquitos hematófagos podem localizar no escuro os animais de sangue quente pela emissão de calor de seus corpos, mas isso não está relacionado á luz ou luzes.

Em segundo lugar, os insetos são atraídos pela luz branca ou de outras cores, exceto pela cor do fogo. As cores nas frequências luminosas do amarelo alaranjado e vermelho os repele. Luz amarela é usada como repelente de insetos.

Em terceiro lugar, porque eles fazem isso? Os insetos se orientam pela luz do Sol e pela luz proveniente da Lua e das estrelas. Voam à noite porque estão mais protegidos dos predadores e também porque a noite não sofrem queimaduras solares e desidratação. Cupins voadores e formigas voadoras são fêmeas cheias de ovos que procuram atingir altas altitudes para serem transportados pelas correntes de ventos e irem disseminar suas espécies para locais afastados de onde nasceram. As luzes artificiais iludem esses insetos que são programados para voar em direção ás luzes do céu e se enganam com as nossas luzes domésticas.

Esse instinto já nasce com eles, visto que a maioria desses insetos voadores em torno de luzes, são chamados por efemerópteros ou sejam asas efêmeras porque nascem crescem se reproduzem e morrem em apenas 2 ou 3 dias.

A lâmpada anti-inseto funciona como uma lâmpada comum, porém o revestimento especial de seu bulbo deixa passar somente a radiação amarela, que não atrai insetos. Clique aqui e veja.

5 comentários:

  1. Oie,

    Gente fui acampar no último feriado e usei um repelente adesivo que ganhei de amostra gratis...o nome dele é Mosquitan...gostei muito coloquei dois adesivos no meu corpo e durmi tranquila na barraca...gostaria de indicar, mas, não sei onde vende...

    ResponderExcluir
  2. Juliana,

    Pode comprar pela internet, nesse site.
    http://www.albrasil.com.br/productspr.asp?Palavrach=mosquito

    Muito obrigado pela visita.

    André

    ResponderExcluir
  3. Essas lâmpadas não funcionam, propaganda enganosa

    ResponderExcluir