segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Coluna d'água. Tire suas dúvidas aqui.

Muita atenção para este quesito na hora da compra da barraca.

Toda barraca boa deve ter informação sobre a sua resistência quanto a chuvas. Nas barracas esse nome é conhecido como coluna d’água. Barraca que não tenham esta informação são consideradas suspeitas.

O que é coluna d’água? Como é medida?

A coluna d’água é a medida da quantidade de chuva e de intensidade de chuva. É uma medida meteorológica. Para calcular: um aparelho recolhe a chuva que cai sobre uma superfície de um metro quadrado e direciona a água pra um tubo vertical. Esse tubo vertical é a coluna de água.
1mm de coluna de água representa 1 litro de água de chuva em 1 metro quadrado.
Então, uma coluna de 1000mm quer dizer que pode chover 1000 litros em 1 metro quadrado que não entra nada na sua barraca. Quanto maior a coluna, mais resistente é a barraca.

Mas, e se chover bem fininho por 5 dias seguidos, a coluna d'água deverá ser medida de qto em qto tempo?

Se é chuva fina pode chover por dias que não vai entrar nada (especificamente se tratando do sobreteto ). O que pode ocorrer é acúmulo de água no solo, daí forçar uma infiltração por baixo. Mas a regra é que uma boa barraca de mínimo 1000mm de coluia d'água bem montada, sobrevive um fim de semana de chuva média constantes sem problemas. Para chuva forte, tem que ser no mínimo 1500mm.

E qual a coluna d’água ideal então?

Para o Brasil uma coluna d’água considerada mínima para as barracas é de 1000mm. Isso agüenta chuvas fracas e médias. Para chuva forte o ideal é de 1500mm.

Vale lembrar que, de nada adianta boa coluna d'água, se a barraca não tiver costuras devidamente seladas e sem falhas em pontos da montagem dos materiais. Não só o material deve ser bom, mas o acabamento e a montagem da barraca também devem estar de acordo.

7 comentários:

  1. Bom dia!

    Montando a barraca certinho, já é um grande passo para que não entre água. Uma barraca bem montada já evita problemas!

    Isso ae! Abraço a todos!

    Leandro

    ResponderExcluir
  2. Falou bem.
    Mas...em uma excelente barraca, mal montada, a probabilidade de entrar água é menor do que em uma barraca ruim, bem montada...

    Abraço

    André

    ResponderExcluir
  3. muito boa sua explicação.
    mais essas considerações também servem para anorakes, parkas, botas e calças ?

    abraço!

    ResponderExcluir
  4. Tenho uma dúvida: a impermeabilidade de algumas barracas são medidas em mm (Ex.: 2000 mm), e outras em litros/h/m² (Ex.: 450 litros/h/m²). Qual a diferença? Como posso converter?

    Obrigado!

    ResponderExcluir
  5. Leo, Não sei se te ajuda, mas, segue mais explicações. Creio que sejam medidas diferentes, visto que algumas barracas são importadas.

    As barracas da Quechua tem variação a partir de 200 litros/hora e são de excelente qualidade.

    A Trilhas e Rumos diz o seguinte:

    A norma adotada para se medir a impermeabilidade de um tecido é pelo peso de água que esse tecido suporta antes de começar a deixar que a água passe por ele. O sistema tradicional é usar um tubo de diâmetro padrão onde se prende o tecido a ser testado em uma das extremidades. Em seguida esse tubo é colocado na vertical e se despeja água até o momento em que apareçam 3 gotas passando pelo tecido. Nesse momento se interrompe o teste e a medição da altura de água que ficou no tubo (coluna dágua) representa o grau de impermeabilidade do tecido.



    André

    ResponderExcluir
  6. Muito útil.
    Obrigado pelas explicações aqui.

    ResponderExcluir
  7. Estou em dúvida entre 2 barracas:
    1. Guepardo Venus 4 pessoas.
    2. Quechua Aprenaz 3 xl.

    Qual é mais resistente a chuva?
    Qual é melhor?
    Obrigado

    ResponderExcluir