quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

Lona plástica sob a barraca?


Em especial ao campista Leandro Rampazzo, leitor e comentarista assíduo do blog.


Uma das questões que geram grande polemica no mundo campista é o uso de lona plástica sob a barraca. Esse uso de certa forma é uma tradição, e uma cultura existente entre os campistas mais velhos que o uso de lona é imprescindível. Mas será que hoje em dia com a tecnologia empregada nas barracas, com matérias mais resistentes e de melhor qualidade esse uso ainda é necessário?

Como seria usada a lona:
Colocada sob a barraca, e não deixando nenhum ponto para fora. A barraca ao ser montada encima deve cobrir todos os pontos da lona deixando a fora de vista.

Muitos campistas são contra o uso. Outros são a favor. Mas cada um conhece sua barraca, e sabe bem o que vai enfrentar.
Para chegar a uma conclusão, decidi listar os pontos positivos e negativos de se ter a lona.
Positivos:
1. Não suja o piso barraca, ou diminui consideravelmente essa sujeira.
2. Auxilia contra possíveis furos causados por pedras.
3. Diminui a sensação de raízes, e galhos no fundo da barraca.
4. Em uma barraca mais fraca poderá auxiliar contra a entrada de água pelo piso.
5. Minimiza o frio que emana do solo.
6. Se vc armar encima de um formigueiro, o problema vai ser menor.
7. Aumenta a vida útil do piso da barraca.

Negativos:
1. Ao invés de sujar a barraca vc terá a lona para limpar.
2. Uma lona mal colocada pode acumular água e fazer essa água entra na barraca.
3. A umidade deixada entre a lona e a barraca vai te matar de tanto frio.
4. Muitos dias úmidos este local prolifera bactérias e fungos.
5. Essa umidade pode apodrecer o fundo da barraca.
6. O peso da lona para quem faz trilhas faz muita diferença.
7. Alguns camping não aceitam lonas pretas, pois estas podem causar queimaduras.

As barracas hoje em dia são projetadas para serem usadas sem lonas. Mas barracas boas.
Barraca ruim, não tem solução. Não vai ser uma lona embaixo que vai ajudar. Vai encher de água por cima e por baixo.
Eu não recomendo as pessoas que tem uma boa barraca e vão acampar mais de um final de semana, em lugar aberto a colocar lona. A possibilidade de vc armar sua barraca em um local que passa um rio com a chuva existe. Neste caso se estiver com a lona, vai encher de água por todo lado e ficar úmido e acontecer o que já disse ai encima. Por isso não use.

Para quem vai acampar em camping, aquele lugar que vc já conhece, dificilmente chove, vai ficar uns dois dias, a barraca é emprestada do seu primo e ele comprou na casa de material de construção. Coloque a lona. Neste caso não tem (tem sim, mas são menores) problema, pois se chover, vc corre para algum lugar coberto no camping, se molhar tudo, no outro dia vc já vai embora mesmo (mesmo assim vai passar frio devido a umidade do solo, mas uma lona bem colocada só molha se chover muito.).

Uma outra opção recomendada por grandes campistas, seria o uso de tela mosqueteira, aquele de janelas. Também conhecida como piso ecológico, pois não agride o meio ambiente, essa tela deverá ser usada sob a barraca, no lugar da lona. Assim acabaria com o problema da retenção de água e umidade.

Essa é minha opinião. E ai campistas de plantão, concordam?

8 comentários:

  1. Olá André, eu e minha esposa somos adeptos de campismo estruturado a uns 10 anos. Digamos que nesse tempo já passamos por vários imprevistos acampando, incluindo um "rio" passando por debaixo de nossa barraca devido a uma forte chuva....rsrsrs...então nossa opinião sobre a lona embaixo da barraca, digamos é importante, só que é preciso saber colocá-la de forma correta, o ideal é formar como que um "barquinho" prendendo na própria barraca, isso se tiver uma cobertura extra ou teto duplo, deixando as pontas da lona presas entre o quarto e o teto, isso ajudará no caso de uma forte tempestade. Agora para dias ensolarados e sem chuva pode ficar sem lona embaixo. Outra dica é sobre a tela mosqueteiro, que serve como piso na entrada da barraca, evitando que se forme lama no local e em dias secos não deixando que fique sujo ao entrar na barraca. Parabéns pela iniciativa do blog que é bem legal. Jefferson e Luciana - SP

    ResponderExcluir
  2. Concordo com o uso da lona, porém esta eu uso dentro da barraca, fazendo uma banheira. Deixando sobrar lona pelas laterais da barraca. Dessa forma a água que vem de baixo e que passa pelo piso não vai entrar em contato com o saco de dormir ou colchão inflável.
    Abraço a todos

    ResponderExcluir
  3. Sou campista também, amooo está em contato com a natureza e esquecer por alguns dias da cidade grande. Estou pretendendo comprar uma lona para colocar sob a barraca. Fiquei um pouco confusa, se era realmente necessáio ou não. Mas, no último camping que fui, uma daquelas "pequenas" raízes furou a barraca de uma amiga, por isso penso ser ideal para eu conservar a minha barraca e protegê-la desses acidentes, afinal fiz um grande investimento nela.

    Rê Pugas.

    ResponderExcluir
  4. Vocês podem encontrar o piso ecológico aqui:
    http://pisoecologico.blogspot.com/2010/02/piso-ecologico-garanta-ja-o-seu.html
    Tamanhos pré determinados. Porém, também são feitos tamanhos especiais por encomenda.

    Ou diretamente pelo tel: (27) 9991-1221.

    Seja um campista de verdade, use piso ecológico!

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pela iniciativa do site, estava precisando de algumas dicas.
    Também estou preocupado com tais situações, estou pensando em comprar uma lona (se possível de Cordura 500, tecido mais resistente que a lona convencional e que são fabricados as boas mochilas Poc) para colocar a barraca em cima e também quero comprar uma manta térmica aluminizada que achei no ML e fazer tipo uma cobertura para proteger um pouco a barraca da chuva e do sol, minimizando aquele calorão em locais abertos!

    ResponderExcluir
  6. Ola amigos.. ja tive varios problemas em relaçao a lonas sob a barraca, nao gosto de colocar a lona devido ao acumulo de agua quando chove muito, uma solução que encontrei e barata foi sombrite,, ele é usado para redução de luz solar, tem de 60% a 90%,, eu estou usado um de 80% agora,, ele proteje o sol,, porem nao retem agua,,, esta sendo de grande utilidade e nao tem perigo de reter agua, muito facil de limpar,, os de 60% retem menas agua.. porem sao mais vazados,,, eu ja usei e foi muito bom tambem,, agora estou com um de 80%.. mais firme,,, as vezes uso sobre as piscinas,,,, em dias de sol muito forte,, amarro nas arvores e ficamos o dia toda sem torrar no sol kkk... um abraço a todos...

    ResponderExcluir
  7. qual piso escolher? com quantos micras?

    ResponderExcluir