sábado, 15 de dezembro de 2007

Isolante térmico, mais uma dica.



Os isolantes térmicos são muito importantes, principalmente para aqueles que gostam de viajar com mochilas nas costas e dormem em locais frios. Os sacos de dormir por mais caros e fortes que sejam, não isolam totalmente a temperatura do solo. Colchões infláveis ajudam, mas também não conseguem sozinhos isolar a temperatura e frio que sobe do chão. Estes tipos de isolantes térmicos industrializados são exatamente para este fim. Existem no mercado dois tipos, um fabricado de um material chamado: espuma EVA (Se lê soletrando). Este material não exala cheiro e isola o corpo tanto do calor quanto do frio que emana do solo. Pesa muito pouco, meio quilo. Na hora da compra sinta o cheiro. Cheiro forte significa material ruim. Existem tipos com lâminas de alumínio revestindo o corpo do dispositivo. O outro tipo é um modelo inflável,mais caro, alguns são auto infláveis, outros necessitam de um inflador, sua função é a mesma que o de EVA, porem este modelo pode ser mais confortável para ser carregado, já que antes de ser inflado é bem pequeno e leve. Os isolantes térmicos servem ainda para corrigir imperfeições do solo, dando mais conforto ao se deitar com um saco de dormir.Pode ser usado para se sentar em locais que chão é a única opção.

Outra opção caseira para quem ainda não tem um isolante térmico ir quebrando um galho: Coloque uma camada de jornal ou papelão no chão, embaixo da barraca. O jornal é um ótimo isolante térmico. Lembro das vezes que minha mãe enrolava o arroz no jornal e ele fica por uma hora quentinho fora do fogo.


2 comentários:

  1. caro amigo essa ideia do papelão é muito legal. pretendo subir com uma galerinha o morro do sino na serra dos órgãos. será que eles funcionarão em uma temperatura de 2 º no verão a noite? é que nos vamos meio de supetão e o isolante aumentaria os custos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se vai acampar em morro a 2º graus, vale a pena comprar um isolante térmico. Não vale a pena correr o risco. O jornal e o papelão funcionam bem, mas nessa temperatura não se deve improvisar e sim fazer a coisa correta.
      Um abraço!

      Excluir