domingo, 2 de dezembro de 2007

Qtas estações é a sua barraca?



Barracas 1/2 estações:


São as barracas que são apenas adequadas ao verão/primavera(no hemisfério norte), desde que não faça chuva forte e não vente muito. Para qualquer situação além disso, elas não servem satisfatoriamente. São geralmente barracas mais simples, feita com materias básicos e preço baixo. Sua estrutura não é tão reforçada como as outras, porque o propósito é outro. Algumas sofrem de problemas no verão, porque seu sistema de ventilação interna não é dos melhores. Portanto, é necessário verificar cada marca e modelo individualmente.

Barracas 3 estações

São barracas com capacidades de reter água e vento muito superiores às outras comuns. As preferidas para quem vai fazer montanhismo de meia montanha, e necessita de leveza e performace. Para o clima tropical chuvoso, também são as mais adequadas. O material do sobreteto e piso são feitos de material de alta qualidade, próprios para aguentar enxurradas. Além disso, a estrutura nessas barracas é reforçada, algumas com 3 varetas pra reforçar a solidez perante as ventanias. outras possuem design aerodinâmicos e um sistema de montagem que proporcionam muita rigidez e resistência. Essas barracas geralmete são bem mais leves do que as demais, pois usam alumínio de aviação, e nylon de última geração no lugar de lona e plástico. No entanto, elas não protegem contra invernos.

Barracas 4 estações:

São as barracas para expedicionismo em lugares muito frios e alta montanha. Só os melhores materias e a última tecnologia são usadas nessas barracas. A sua resitência a ventos fortes é extrema, e também isolam a temperatura interna, pois possuem vedações em vários pontos onde as outras não tem. A estrutura delas também é muita mais compelxa, muitas com 4 ou mais varetas de duralumínio se cruzando p/formar um casulo sólido. No entanto, são totalmente inadequadas ao verão. Mas existem modelos que se convertem de 4 estações para 3 estações, nesse caso, se tornam as barracas mais versáteis do mercado.

Um comentário:

  1. Olá André,
    vou acampar pela primeira vez no carnaval. Comprei a barraca Coleman Lite extreme. É uma boa barraca? è para climas mais frios ou para calor?
    Obrigada, abs
    Vanessa

    vanessajustino@ig.com.br

    ResponderExcluir