terça-feira, 11 de dezembro de 2007

Pernilongos,o terror dos campistas!



Umas das pragas que aterrorizam os campistas, são os insetos. Mais precisamente os pernilongos e borrachudos. Sem vc não conhece borrachudo vá para Ilha Bela e fique dois dias sem passar nenhum tipo de repelente...vai voltar como eu voltei uma vez....tomei nas pernas mais de oitenta picadas de pernilongos e borrachudos. A certa altura eu nem sabia mais o que era o que...me enterrava na areia ou entrava na água do mar gelada no inverno para não ser picado mais ainda. Nem para comprar repelente dava, pois fomos de barco até uma região deserta e inacessível por terra. Ficamos lá metade do tempo que estava programado inicialmente, em um grupo de quase trinta pessoas ninguém agüentava mais.

Esses dia me perguntei, o que deve ser feito para repelir insetos ou não ter esse problema quando se esta acampando, fui atrás de algumas alternativas encontrei muito coisa engraçada e nada alem do que muitos já sabemos.

Dicas legais:

  • Fechar sempre a tela mosqueteira da barraca, nunca a deixe aberta mesmo de dia, assim já evita que insetos entrem e te incomodem a noite.
  • Vela de Citronela, ajudam a afastam os insetos mais comuns.
  • Repelente. De preferência em loção pois sua ação é mais duradoura.
  • Repelente no cabelo. Sim, no cabelo, não só no corpo. É no cabelo que se concentram os odores (lembra das festas onde as pessoas fumam? Quando vc vai para casa seu cabelo não cheira a cigarro?) Então, no cabelo vc deve passar bastante repelente. Não faz mal, acredite.
  • Óleos repelentes são mais grossos e protegem contra uma gama maior de insetos (procure um farmacêutico, ele te aconselhará melhor)

Dicas duvidosas:(eu não indico, fica ao gosto do campista) se algum já usou e realmente valeu a pena nos conte.

  • Complexo B. Há pessoas que acreditam que, tomadas durante 10 dias, diariamente, as vitaminas do complexo B acabam se acumulando no fígado e, quando eliminadas no suor, afastam os hematófagos (parasita que se alimenta de sangue)
    Não há experimentos com rigor científico que comprovem, porém, muitos militares tomam antes das missões em áreas endêmicas, para evitar a malária.
  • Comer alho durante uma semana. O alho supostamente agiria como o complexo B.
  • Aparelho elétrico ou a pilha que imita o som do macho do pernilongo. Funciona emitindo um chiadinho imperceptível ao ouvido humano. O som do macho afasta a fêmea (só quem pica é a fêmea), pois o macho se alimenta do néctar das flores.

Outras idéias, essas são só para contar.

  • Dormir sujo afasta os insetos.
  • Lata com óleo diesel queimando fora da barraca. Cuidado para não causar um incêndio.
  • Colocar cal ou sal em volta da barraca...ta bom...eu tb não sei pra quê...

3 comentários:

  1. André, pirei no seu blog! Muito legal.

    O mais interessante é que você usa a mesma língua que nós, explica tudo direitinho...

    outra idéia de afastar insetos é amassar cravos da índia e passá-lo pelo corpo... li isso num site, mas nunca testei...rs

    abração...

    Leandro

    ResponderExcluir
  2. Cara, o sal em volta da barraca é pra afastar demônios, nunca assistiu Supernatural, rsrsrs
    Fui pra Ilhabela e tomei picada de borrachudo até no couro cabeludo...

    ResponderExcluir
  3. tÔ AQUI AGORA PARA SABER O QUE FAZER COM ESSES MALDITOS PERNILONGOS. JÁ ME DISSERAM QUE COMER BASTANTE CENOURA, ALHO E CRAVO FUNCIONA, MAS TÁ DIFÍCIL.
    dIZEM QUE JUNTAR OLHO JONHSON DE BEBE + CRAVO + AMPOLA DE VITAMINA B E UM DENTE DE ALHO E OLEO DE CITRONELA RESOLVE, ESTOU TENTANDO, VAMOS VER

    ResponderExcluir