segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

Dicas para um bom acampamento.


Algumas dicas para um bom acampamento segundo o site Trilhas e Aventuras. Sempre vale a pena ler dicas, ou ouvir quem tem mais experiencia. Afinal sempre se aprende alguma coisa.
  • Respeite quem lhe proporcionou chegar até o acampamento. O caminho? A natureza que está nele e no local de destino, seja no campo, mata ou praia. Nada de apanhar mudas de plantas, flores, corais, cortar madeira de árvores, atirar lixo seja lá em que canto for, sujar riachos, rios, ou a própria trilha entre outros. Se você não respeitar esse local, provavelmente ele não existirá mais daqui algum tempo!

  • No camping selvagem (em muitos locais, já proibido por causa da falta de respeito de alguns usuários), nunca monte sua barraca próxima às margens de um rio. No caso de uma chuva forte, sua segurança e de tudo que levou podem ir por água a baixo. O mesmo serve se estiver na praia: nada de ficar próximo ao mar.

  • No caso do camping selvagem em mata fechada, sempre procure uma clareira ( local onde exista espaço aberto suficiente para montar o acampamento). Monte a barraca e a noite acenda uma fogueira; muito cuidado para não incendiar a floresta e a barraca, deixe uma boa distância entre a fogueira, a barraca e a mata, lembre-se da força do vento! Ele pode estar soprando no sentido de ambas. O fogo faz com que alguns bichinhos indesejáveis não se aproximem. Ai você diz: Mas eu gosto de animais! Respondemos: Nós também, mas sempre é bom evitar uma cascavelzinha, não é verdade?!

  • Para fazer essa fogueira, nada de ficar cortando árvores! Sempre existem gravetos espalhados pelo chão, assim como folhas caídas das árvores. Dica, apanhe as folhas e deixe-as sob os gravetos, acenda e eles com um tempinho, se queimarão, proporcionando a você uma boa fogueira.

  • Faca, isqueiro e/ou fósforo. Itens essenciais para qualquer acampamento. Deixar que os fósforos se molhem é mancada!

  • É aconselhável armar a barraca à sombra de uma árvore. À noite pode esfriar um pouquinho, mas você deve ter levado algo para se aquecer. Já durante o dia, o calor pode estar insuportável e uma sombrinha sempre ajuda! Mas, se houver ameaça de chuva, é melhor se afastar; há o perigo dos raios.

  • No camping selvagem ou não, sempre tenha à mão sacos de lixo, recolha tudo que utilizou e leve de volta ou se tiver alguém responsável pelo lixo no local, dirija-se a ele. Alguns lugares fazem coleta seletiva, tendo tambores próprios para plásticos, lixo orgânico etc. Não custa nada você ajudar!

  • Não deixe alimentos ao redor de sua barraca. Resto deles, nem pensar, eles atraem animais e você acaba transgredindo a dica anterior: lixo é no lixo.

  • Dobrem as roupas como um "rocambole": é mais prático para achar alguma peça e sobra mais espaço para a velha companheira de carga carregar outras coisas, como um kit de higiene pessoal (que é barra se você esquecer!).

  • Outra coisa chata de esquecer é o repelente. Caso tenha esse azar, amasse cravos-da-índia com álcool em um recipiente, deixando de molho por duas horas. Passe no corpo, mas cuidado com o fogo, espere o álcool evaporar.

  • Nada de guardar gás descartável ou botijões dentro da barraca. Eles podem vazar e causar uma explosão. Já presenciamos barraca pegar fogo por causa disso. Cuidado!

  • Fogueira - Para fazer uma fogueira mais rápido, faça um cálice com lenço de papel ou papel higiêncico enrolando nas mãos, depois encha o cálice com óleo de cozinha. Coloque o cálice com óleo no centro da fogueira, cubra com madeira. Agora é só queimar as bordas do cálice, o óleo segura o fogo e queima a madeira de uma forma mais eficaz.

  • Formigas - Depois da barraca montada faça uma fogueira, espere ela apagar completamente e separe suas cinzas. Faça uma pequena vala em volta de toda a barraca (depois das cordas) e vá despejando as cinzas. Isso afastará as formigas. Outra solução é fazer que todos os garotos e garotas façam xixi na vala (sem a cinza). Também funciona, mas o cheiro não é nada agradável. Tente a primeira opção.

  • Hidratação - Colocando um colher de chá de sal de cozinha por litro de água em seu cantil, você aumenta a quantidade de sais minerais presentes em seu organismo, possibilitando uma maior hidratação. 
  • Cobras - Para evitar o aparecimento de cobras, principalmente próximos a pedras, espalhe pedras de carbureto ao redor do acampamento. O cheiro ativo manterá elas afastadas.

7 comentários:

  1. Essa dica da colher de sal por litro de água procede?
    Alguém já a fez?

    Boas dicas, grato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saulo, essa dica do sal, acaba sendo na verdade um soro caseiro...mas nunca tentei.
      Abraços

      Excluir
    2. Existem sachês de soro para hidratação, vc encontra nas farmácias. São baratos (cerca de R$1,00 cada) e super leves. Tem com ou sem sabor (uva é o meu favorito), é nutricionalmente mais completo e vale mais a pena do que tomar água salgada rs

      Excluir
  2. As dicas são boas... principalmente a do carbureto. Para quem não conhece o carbureto. Si ele entrar em contato com a água ele explode.muito cuidado com a Internet galera ok

    ResponderExcluir
  3. As dicas são boas... principalmente a do carbureto. Para quem não conhece o carbureto. Si ele entrar em contato com a água ele explode.muito cuidado com a Internet galera ok

    ResponderExcluir