domingo, 2 de dezembro de 2007

O que todo iniciante precisa ter?

Todo iniciante em atividades ao ar livre sempre tem dúvidas sobre quais equipamentos adquirir. Por isso, resolvemos fazer uma lista básica - uma sugestão que funcione com ponto de partida - para aqueles que estão começando e entrar no mundo do Campismo, e querem fazer trilhas e acampar. É importante lembrar que ter o equipamento certo para as situações adequadas oferece muito mais conforto e segurança à atividade. No entanto, não é tudo. É fundamental saber como utilizar corretamente esses materiais e ter conhecimento sobre o ambiente que está visitando. Também é recomendável o acompanhamento de um guia experiente e responsável que conheça o local, caso tenha ainda pouca experiência em trilhas e camping.

Vários fatores ajudam a definir qual equipamento levar para uma atividade. Porém, ao sair de casa, seja para uma caminhada ou um acampamento, é importante estar preparado para seis fatores principais: frio, calor, claro, escuro, seco e molhado. Ou seja, se vai para um local nas montanhas, ou é inverno, precisará de equipamentos para o frio. Por outro lado, se vai acampar no verão, na praia, esses equipamentos talvez não sejam tão necessários. Sua atividade pode demorar mais que o esperado e cair a noite antes de seu término. Como fará se não tiver uma lanterna? Conferir a previsão do tempo para o período e para o local onde pretende ir pode ajudar muito também.

Outra dica importante para os equipamentos e sempre testá-los em casa, antes de seu uso, para não ser pego de surpresa. Não é nada agradável descobrir, em pleno temporal, que as costuras de sua barraca não oferecem mais vedação; que sua lanterna não funciona quando está no meio de uma caminhada e anoitece; ou que seu fogareiro está entupido quando, ao final de um dia intenso de atividades, você começa a preparar sua refeição. É claro que imprevistos acontecem, mas ter os equipamentos adequados nas horas certas pode evitar muitos transtornos.

CAMPING

Acampar é uma atividade muito prazerosa, especialmente se você tiver os equipamentos adequados para evitar situações de sufoco e aumentar o seu conforto. Se for um acampamento que inclua caminhada, não deixe de levar também os itens já listados acima.

Barraca – É o item essencial de quem vai acampar. Você deve sempre levar em consideração se vai acampar num local onde o carro chega (nesse caso poderá levar uma barraca mais pesada) ou se vai caminhar com a barraca nas costas (então precisará de um modelo mais leve).

Fogareiro – É um item fundamental para quem pretende cozinhar no acampamento, ou mesmo para tomar uma bebida quente no café da manhã ou à noite. Vários são os modelos e tipos de fogareiros existentes no mercado. E não se esqueça de levar o combustível adequado em quantidade suficiente para a sua excursão, bem como os utensílios de cozinha.

Isolante térmico – Necessário para isolar a friagem do solo. É usado dentro da barraca, embaixo do seu colchão, colchonete ou saco de dormir. Uma alternativa aos isolantes são os modernos colchões infláveis, bem práticos e confortáveis.

Saco de dormir – Outro item fundamental para quem acampa. Há modelos mais e menos resistentes ao frio. A escolha do saco de dormir depende do local ou estação do ano em que pretende acampar, e do peso e volume que está disposto a carregar.

Lanterna – É um item fundamental para iluminar dentro da barraca e para iluminar quando você faz uma refeição à noite, especialmente nos locais onde não há luz elétrica. Como já dito antes, além da lanterna, sempre tenha pilhas alcalinas novas para a lanterna e pilhas reservas. Considere também o uso de luz química, como os bastões de emergência.

Saco de lixo – Traga todo o lixo que produzir durante seu acampamento e leve até uma lixeira mais próxima ou à cidade. Nas florestas não existe coleta de lixo.

Não se esqueça que além de equipamentos, informação é fundamental. Seja um caminhante consciente e conheça no site www.pegaleve.org.br os princípios de mínimo impacto em áreas naturais. Com essas dicas de kit básico esperamos que tenha uma excelente caminhada e acampamento!

5 comentários:

  1. Muito boa as informações contidas aqui,tem me ajudado bastante,nunca acampei e estou me preparando para compra da barraca...vou acampar na praia.E estou gostando muito das dicas do site..
    Valeu!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado! Continue acessando.
      A experiencia de acampar é unica, vc vai adorar. Nos conte como foi depois, ok?

      Excluir
  2. Boas dicas, adorei! Achei simples, muito bom! Tbm nunca acampei e vou para um reserva natural e levareis crianças, uma de 4 anos outra de 12. O guia ja esta contratado, mas tem algum dica para essas iniciantes tão jovens? Vlw!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daniela, por estar indo para uma reserva natural, fique atenta a segurança. Cuidado com o local, animais, insetos...e atenção para a segurança pessoal contra pessoas mal intencionadas. O ideal seria ter alguém mais experiente nessa primeira vez, ajudaria muito. Do resto é só curtir.
      Obrigado pela visita.

      Excluir
  3. Será a primeira vez que irei acampar também. Gostei muito das dicas. E em questão a alimentaçao ? O que levar?

    ResponderExcluir